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quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Vine x Instagram: quem ganha na batalha dos vídeos curtos?

A nova moda no mundo digital são os vídeos curtos, capitaneados por duas ferramentas principais: o Vine, do Twitter, lançado em janeiro de 2013, que permite vídeos de até 6 segundos; e o Instagram, que, depois de se tornar popular como aplicativo de fotos, lançou a funcionalidade de vídeos de até 15 segundos em julho deste ano.
Os dois agora reacendem uma disputa para ver quem tem a comunidade mais forte, revivendo também a antiga rixa Twitter x Facebook . A empresa de comunicação e tecnologia em análise de dados R18 construiu um infográfico bem bacana – que você confere no final deste post – comparando esses dois aplicativos.
Para entender o poder dos dois, primeiro é preciso analisar os pontos fortes de cada um. Conversei com Rodrigo Arrigoni, sócio-diretor da R18, para listar os diferenciais deles:
Vine:
- Apesar de um número BEM menor de usuários e vídeos menores, conquistou mais popularidade pelo conteúdo dos seus vídeos, geralmente humorísticos e que se aproximam dos gifs animados, só que com som;
- Sempre disponibilizou a incorporação de seus vídeos em outros sites, enquanto o Instagram só o fez recentemente;
- A repetição do vídeo é automática até que o usuário o pause.
Instagram:
- Já começou com um número expressivo de usuários, que utilizavam o aplicativo para publicar fotos;
- Permite que a pessoa use vídeos previamente gravados e ainda os edite, algo que o Vine não tem por enquanto.
Segundo Arrigoni, as duas redes também se dividem em termos de temática, com o Vine abocanhando a parcela de humor, e o Instagram, a parte mais estética e artística. “O Instagram adicionou a opções de vídeos em uma rede de fotos com uma comunidade já formada e um padrão de comportamento já desenhado. Ele é mais organizado, tem maior apelo estético e é menos caótico”, afirma.
Comparando a construção das duas redes, o Vine parece ter a comunidade mais forte e engajada em termos de vídeos, afinal, seus usuários começaram tudo do zero, enquanto os vídeos no Instagram chegaram apenas como uma nova funcionalidade. “O Vine não está na dianteira em relação aos seus números, mas tem uma imagem e uma comunidade de vídeos bem mais estabelecida que o Instagram. E é assim que sobrevive”, afirma Arrigoni.
E sua empresa com isso?
Algumas empresas já começaram a usar as duas ferramentas para fazer marketing em busca do tão esperado viral – como eu mostrei neste post. Se a marca já possui uma conta no Instagram, há uma chance maior de a sua produção se propagar.
No Vine, ela precisará abraçar o espírito da rede e fazer parte da comunidade. “Não é necessário fazer gracinhas, mas sim criar um entretenimento fácil e rápido”, diz Arrigoni.
Abaixo você confere o infográfico da R18.
Infográfico da R18 (Foto: R18)

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