Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O planejamento é fundamental para o seu negócio


A formulação de um planejamento que aponte os caminhos pelos quais a empresa deve seguir é definitivamente um dos primeiros fatores a levar em conta ao empreender. A falta de planos, estratégicos e operacionais, é um dos principais motivos que levam as empresas a fecharem suas portas antes de completar um ano de atividade. Ou seja, é uma questão de sobrevivência.
Mas engana-se quem acredita que um bom planejamento é feito apenas para definir objetivos e metas iniciais do negócio: ele ajuda a estabelecer uma visão futura, garantindo a perenidade da empresa ao longo dos anos. Para isso, deve ser revisitado frequentemente, tendo em vista identificar cenários e tendências, para que se possa planejar mudanças e novos posicionamentos. Além disso, a formulação de estratégias de forma planejada e disciplinada permite o aumento da competitividade no longo prazo e ainda facilita o engajamento dos colaboradores, que passam a contribuir de forma mais efetiva.
Um dos pilares da boa gestão, de acordo com o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ, é a formulação de um planejamento que integre estratégias no longo prazo, com ações e objetivos que possam ser executados em um período mais curto. Para isso, é preciso compreender as questões que afetam seu negócio, assim como analisar o ambiente externo no qual sua empresa irá atuar. Devem ser consideradas informações relativas a clientes, mercado, fornecedores e comunidades, situação político-econômica do país, concorrência, características do setor de atuação e normas e leis de regulamentação.
Também deve ser conduzida a análise do âmbito interno, que permite a identificação dos pontos fortes e fracos. É preciso levantar informações sobre os colaboradores, a capacidade da empresa de prestar serviços e/ou oferecer produtos, assim como os recursos financeiros, organizacionais e físicos que integram desde o sistema de gestão da empresa até a infraestrutura e capacidade produtiva.
Ao fazer o planejamento, é fundamental criar indicadores para avaliar e mensurar se a empresa tem alcançado suas estratégias. Cada indicador deve ter uma meta que permita acompanhar a evolução dos resultados esperados. Os planos, indicadores e objetivos devem ainda ser comunicados a todos os colaboradores, o que é vital para o engajamento das pessoas na causa comum.
Outra etapa essencial de um planejamento é o desenvolvimento de planos de ação, que são os desdobramentos das estratégias em metas. De modo geral, os planos de ação são estabelecidos para realizar aquilo que tornará a estratégia da empresa bem-sucedida. Eles devem incluir a definição dos responsáveis, dos prazos e dos recursos necessários para a execução das ações, bem como a realização de reuniões periódicas para o acompanhamento das ações planejadas.
Assim, para construção de uma trajetória de êxito, é fundamental formular estratégias e implementá-las por meio de metas, planos e processos alinhados, monitorando-os constantemente e comunicando-os aos colaboradores e partes interessadas. Somente a clareza de visão e a constatação real de que seu negócio está inserido em um ambiente composto por diversas forças externas e internas, em constante mutação, garantem a condução da empresa ao sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário