Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vírus no Facebook atrai usuário com notícia sobre o início da 3ª Guerra Mundial


facebook_golpe_arabia.jpg
Atualizado às 15h03
Um novo tipo de vírus surgido no Facebook está atraindo usuários inocentes que querem apenas acompanhar o noticiário mundial. “Estados Unidos atacam Irã e Arábia Saudita. F****. [Link]. Começo da 3ª Guerra Mundial?”, diz a mensagem, escrita originalmente em inglês (veja imagem acima).
Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página falsa da CNN que apresenta um suposto vídeo com imagens de tanques de guerra, explica a empresa de segurança Sophos. No entanto, clicar no ícone play para assistir ao filme faz aparecer uma janela que pede a atualização do Adobe Flash Player, software reprodutor de multimídia. “This content tequires Adobe Flash Player 11.5. Would you like to install it now?”, pergunta a mensagem, em inglês. (Em português: “Este conteúdo requer Adobe Flash Player 11.5. Você gostaria de instalá-lo agora?”)
Em vez de atualização, o que o usuário baixa, na verdade, é uma malware (software malicioso) para Windows — detectado pela Sophos como Troj/Rootkit-KK.  Nas três primeiras horas da campanha maliciosa, cerca de 60 mil usuários do Facebook clicaram no link, segundo a empresa. Possivelmente, o malware dispara a mensagem na rede social sem o conhecimento da pessoa.
A empresa de segurança recomenda ao usuário escanear o computador com um anti-vírus e estar certo de que os softwares instalados na máquina estão com as últimas atualizações em dia. Além disso, é aconselhável não clicar em qualquer link. E lembre-se: baixe a atualização do Flash apenas no site oficial da Adobe.
Veja mais dicas de como se proteger de vírus (fonte: Cert.br):
comoseproteger.JPG
Fonte: Estadão

0 comentários:

Postar um comentário