Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Santorum conquista 2 vitórias em corrida eleitoral americana

O ex-senador Rick Santorum conquistou ontem duas vitórias na corrida que determinará quem será o candidato republicano na eleição presidencial de novembro. Santorum já havia vencido em Iowa.
"O conservadorismo está vivo", disse o candidato no discurso de vitória.

Com 100% das urnas apuradas em Missouri, Santorum teve 55,2% dos votos e o ex-governador Mitt Romney, 25,3%. Ron Paul, considerado libertário por se opor à interferência do Estado na vida dos cidadãos, vinha em terceiro, com 12,2%.

O ex-presidente da Câmara Newt Gingrich não participou da disputa no Estado e o resultado ali não determina a quantidade de delegados que cada republicano terá na convenção do partido, em agosto, quando a sigla oficializará quem será o nomeado para rivalizar com Obama. Em março, Missouri volta às urnas e faz 'caucus' (assembleia de eleitores). Só então estabelecerá o envio de delegados à convenção.

Às 4h30, com 88% das urnas apuradas em Minnesota, Santorum havia vencido com 44,9% dos votos contabilizados, seguido por Paul (27,1%).

Paul comemorou o resultado, e disse que pela primeira vez aparece em uma pesquisa nacional em segundo lugar nas intenções de voto. Pesquisa da Reuters reportou que o congressista do Texas ganhou pontos na preferência do eleitoral e que Mitt Romney, que ainda apresenta os melhores resultados nas sondagens que simulam um embate com Obama, caiu um ponto percentual desde o início de janeiro.

"As pessoas deste país estão muito à frente das pessoas em Washington", disse Paul ao comemorar a votação em Minnesota.

No Colorado, que também votou ontem, com 100% das urnas apuradas, Santorum liderou 40,2%. Romney teve 34,9% e Gingrich, 12,8%.

Romney até agora já ganhou em New Hampshire, Flórida e Nevada. Gingrich venceu na Carolina do Sul.

ALTERNATIVA CONSERVADORA
Santorum tenta convencer os eleitores que ele é o candidato que melhor representa os valores conservadores --por exemplo na condenação do aborto, no controle de gastos federais e na montagem de um sistema de defesa nacional forte.

No discurso de vitória, concentrou ataques no presidente Barack Obama. "Não vou ficar dizendo que sou a alternativa conservadora para Mitt Romney. Quero mostrar que sou a alternativa conservadora para Barack Obama", disse, após afirmar que Romney e o democrata são muito parecidos.
Também alfinetou o Romney no discurso. "Eu não estou comprometido com 1% dos americanos. Eu me preocupo com 100% deles."

A frase é uma referência ao slogan do movimento Ocupe Wall Street, "nós somos 99%". Os manifestantes dizem que só 1% da população se beneficia com o modelo regulatório americano para empresas e mercado financeiro. Esse último setor é um dos principais doadores da campanha de Romney.

Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário