Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Irã anuncia avanços com novas centrífugas e combustível próprio

O Irã começou a colocar barras de combustíveis produzidas pelo próprio país - e enriquecidas a 20% - dentro de seu reator de pesquisa de Teerã nesta quarta-feira, em uma ação de desafio em resposta ao aumento das sanções ocidentais contra seu controverso programa nuclear. Além disso, a agência semioficial de notícias iraniana Fars disse que Teerã começou a usar novas centrífugas avançadas em Natanz, sua principal instalação de enriquecimento de urânio, localizada no centro do país.

"Se trata em particular da produção de barras de combustível nuclear a 20% e da quarta geração de centrífugas, mais rápidas, que ocupam menos espaço e são fabricadas com fibra de carbono", destacou  a emissora estatal. "Todas as centrífugas foram fabricadas pelos engenheiros iranianos", segundo o canal.

Os avanços nucleares foram anunciados em meio a um aumento de tensão com o Ocidente, que suspeita que o programa atômico da República Islâmica tem fins militares e objtive fabricar uma bomba nuclear. Teerã nega a acusação, afirmando ter apenas objetivos civis, como a produção de energia. O reator de Teerã, por exemplo, produz isótopos nucleares para o tratamento de pacientes com câncer.

De acordo com a agência de notícias oficial Irna, o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, inseriu a primeira barra produzida no país dentro do reator no norte de Teerã, enquanto a TV estatal transmitiu imagens ao vivo da cerimônia em que especialistas nucleares passaram informações sobre o processo ao líder iraniano.

O Irã referiu-se aos processos como um passo adicional nos esforços do país em dominar o ciclo completo de combustível nuclear apesar das penalidades do Ocidente e das sanções da ONU.

Os avanços foram anunciados no mesmo dia em que surgiram informações contraditórias sobre um suposto corte de exportações de petróleo do país para seis nações da União Europeia em resposta às sanções impostas pelo bloco europeu às importações do produto do país persa.

Segundo a Press TV, o país teria interrompido ou planejaria interromper as exportações de petróleo para Holanda, França, Grécia, Portugal, Espanha e Itália – os quatro últimos gravemente afetados pela crise econômica. A informação, porém, foi posteriormente desmentida por um porta-voz do Ministério do Petróleo.

O Irã afirmou ter sido obrigado a produzir suas próprias barras de combustível nuclear, que fornecem combustível para reatores, desde que sanções internacionais o impediram de comprá-las nos mercados externos. Em janeiro, o país anunciou que havia produzido a primeira delas.

0 comentários:

Postar um comentário