Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Alemanha anuncia expulsão de 4 diplomatas sírios

O ministro das Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, anunciou nesta quinta-feira a expulsão do país de quatro diplomatas da Embaixada da Síria em Berlim.
"Após a detenção de duas pessoas suspeitas de espionagem a favor da Síria, deteminei que sejam expulsos quatro membros da Embaixada da Síria em Berlim", indica uma breve nota divulgada pelo gabinete de Westerwelle.
Depois de apontar que "o embaixador da Síria foi informado sobre a medida", a nota destaca que o chefe da legação foi convocado no dia 7 para ser informado que a Alemanha não toleraria atuação alguma contra a oposição síria em seu território.
Fontes ministeriais afirmaram que os quatro indivíduos expulsos são três homens e uma mulher que trabalham como funcionários da missão diplomática síria na capital alemã.
As fontes destacaram que as atividades dos expulsos atentavam contra os princípios da diplomacia e indicaram que não só espionavam opositores do regime de Bashar Al Assad, mas em alguns casos os intimidavam.
A expulsão acontece dois dias depois da detenção na capital alemã de dois supostos agentes dos serviços secretos sírios que espionavam membros da oposição de seu país residentes na Alemanha.
A Procuradoria Federal anunciou na terça-feira a prisão dos supostos agentes dos serviços secretos sírios Mahmoud el A., de 47 anos e com dupla nacionalidade libanesa e alemã, e Akram O., de 34 anos e nacionalidade síria.
Um porta-voz da Procuradoria Federal comunicou que os dois detidos, que foram apresentados posteriormente a um juiz de instrução em Berlim, eram seguidos há muito tempo pelas forças de segurança alemãs.
Além disso, destacou que cerca de 70 policiais também participaram de uma operação para revistar as casas de outros seis suspeitos de trabalhar para os serviços secretos da Síria na Alemanha.
Fonte: Portal Terra

0 comentários:

Postar um comentário