Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Saúde, obras e T.I. terão mais vagas em 2012

Os carros-chefe das ofertas em 2012, em Rio Preto, vão ser os setores de serviços, em especial saúde e beleza, comércio, construção civil e T.I. (tecnologia da informação). A análise é do economista e deputado estadual Orlando Bolçone. O setor de T.I. há muito tempo procura profissionais qualificados, são cerca de 400 vagas não preenchidas.

Já a construção civil, além dos empreendimentos que serão lançados, vai estar ainda mais aquecida em função das eleições. “Em ano eleitoral crescem as obras públicas”, diz Bolçone.

As eleições também vão gerar oportunidades para profissionais de marketing, comunicação, pesquisa e assistentes em geral. 

A estudante Thaís Ewen Alves, 16 anos, tenta o primeiro emprego. Na quarta-feira, foi ao PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) de Rio Preto para fazer a carteira de trabalho e se inscrever no cadastro de ofertas e procuras. “Quero trabalhar como recepcionista, secretária ou vendedora.

Serviços
Depois de a nova classe média ter suprido suas necessidades básicas, como eletrodomésticos, veículos e financiamento da casa própria, agora essas pessoas querem investir em si mesmas. “É um olhar mais voltado ao bem-estar e à parte estética”, diz o consultor empresarial Valdecir Buosi.

Segundo ele, a classe C não se satisfaz mais só com cortar o cabelo e pintar as unhas. “As pessoas querem tratar da pele, do cabelo, do corpo, fazer penteados, maquiagem, enfim, quem tiver bons produtos e atendimento de qualidade, terá também clientela”, diz.

Saúde
Um hospital, referência em saúde na capital, pretende iniciar a instalação de uma unidade este ano, em Rio Preto. Como ainda está em processo de verificação de local, não permite que revele o nome. “A classe média está cuidando mais da saúde. Profissionais de ultrassom, raio-x, mamografia entre outros serão requisitados.”

Buosi chama a atenção para a questão da preparação do profissional. Um vendedor deve se portar como um consultor do produto e uma secretária deve saber que se trata de um cliente e não de um paciente.”

Para conseguir um emprego é preciso primeiro se preparar para a vaga
Não basta querer trabalhar. Para conseguir uma colocação ou recolocação no mercado o candidato precisa se preparar.

Segundo a coach de talentos Anita Henrich Silva, da Wellness de Rio Preto, no dia da entrevista é importante levar um currículo, mesmo que já tenha sido enviado outro, além de documentos como carteira profissional. Assim, o selecionador vai saber quem você é, o que já fez, resultados alcançados no último emprego e terá uma base do salário.

Também é imprescindível que o candidato faça uma pesquisa anterior sobre a empresa que busca uma vaga. “Quanto mais claro você estiver a respeito do que deseja no cargo e mais honesto for, mais assertiva será a comunicação  com o entrevistador e é nisso que o candidato deve estar focado”, diz Anita.

Sobram ofertas por falta de qualificação
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) ofereceu 10.179 vagas de emprego em Rio Preto, em 2011, só 7.508 foram preenchidas. E na região, das 26,3 mil ofertas, 15,1 mil pessoas foram admitidas

4 mil
pessoas foram absorvidas por usinas dentre as ofertas de emprego do PAT de Rio Preto.

Cursos
Operador de cortadeira de cana é um dos cursos que serão dados este ano.

Fonte: Rede Bom Dia

0 comentários:

Postar um comentário