Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Romney conquista 2ª vitória na corrida republicana

Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, venceu a primária republicana em New Hampshire. Foi a segunda vitória seguida do candidato, que disputa a indicação do partido para as eleições presidenciais deste ano nos EUA.

Com 95% das urnas apuradas, Romney tinha 40% dos votos, seguido pelo deputado texano Ron Paul, com 23%. O ex-embaixador dos EUA na China Jon Huntsman estava em terceiro lugar, com 17%.

Rick Santorum, que havia conquistado um incrível segundo lugar em Iowa (teve oito votos a menos que Romney) decepcionou e teve apenas 9% dos votos em New Hampshire.

Na terça-feira passada, em Iowa, primeiro Estado a fazer o "caucus" (assembleia de eleitores), Romney havia vencido com apenas oito votos de vantagem.

"Esta noite nós fizemos história", disse o candidato no discurso de vitória.

A vitória em New Hampshire deixa os outros republicanos em situação complicada no início da corrida republicana. Analistas políticos lembram que os primeiros Estados a fazerem prévias são decisivos para a estratégia eleitoral dos candidatos, pois trazem o que eles chamam de 3 MS: mídia, momentum e money (atenção da mídia, aceleração na campanha e financiamento).

Carolina do Sul e Flórida são os próximos Estados americanos a fazerem as prévias. Nos dois locais, Romney lidera as pesquisas, embora tenha menos vantagem que a conquistada nas sondagens em New Hampshire --no dia anterior à primária, o ex-governador acumulava 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Paul e Huntsman agora disputam quem tem mais chances de concorrer com o ex-governador. O ex-presidente da Câmara Newt Gingrich tem perdido pontos nas pesquisas eleitorais e decepcionou em Iowa e New Hampshire.

Embora as duas vitórias seguidas impulsionem a candidatura de Romney, outros 48 Estados americanos ainda têm que escolher qual candidato republicano preferem.

Segundo pesquisa recente da CBS, nacionalmente Romney lidera (19%), seguido por Gingrich (15%) e Santorum (14%). Como a margem de erro é de três pontos percentuais, o resultado denota empate.

Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário