Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PIB do Reino Unido tem contração de 0,2%

A economia britânica sofreu uma contração de 0,2% no último trimestre de 2011, uma queda mais importante que a esperada e que reaviva os temores de uma recessão, segundo dados oficiais publicados nesta quarta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Esta contração do PIB (Produto Interno Bruto) é a primeira registrada pela economia britânica desde o quarto trimestre de 2010, quando diminuiu 0,5%.

O jornal "The Guardian" cita o ex-chanceler britânico Alistair Darling, para quem a queda do PIB é algo "muito, muito preocupante".

"A menos que se tomem atitudes neste país e na Europa, o melhor cenário é que vamos apenas deixar de crescer. O pior, é que vamos voltar a ter recessão", avaliou.

DEFICIT DE 1 TRILHÃO DE LIBRAS

O indicador negativo chega um dia após o país ter divulgado que a dívida pública britânica (excluindo o impacto dos 2.008 salvamentos bancários) subiu para 1,004 trilhão de libras em dezembro, o maior desde que os registros começaram em 1993 e equivalente a 64,2% do PIB (contra 59,4% um ano atrás). A informação foi revelada pelo "Guardian".

Fontes no Tesouro britânico consultadas pela publicação mostram que o governo ressaltou a necessidade de cortar os níveis de empréstimos do Reino Unido após o anúncio da marca.

Mesmo com o aumento da dívida pública, outros indicadores são considerados positivos pelo governo. O governo pediu emprestado 2 bilhões de libras a menos em dezembro em relação ao ano anterior, com o aumento da receita com impostos e a queda ligeira dos gastos públicos.

O Escritório Nacional de Estatísticas disse que os empréstimos do governo, excluindo resgates bancários, caíram para 13,7 bilhões de libras no mês passado contra 15,9 bilhões do mesmo período de 2010. O Reino Unido pediu em 2011 103,3 bilhões de libras emprestado, abaixo dos 114,6 bilhões do ano anterior. A receita arrecadada com impostos aumentou 7,3% e os gastos públicos caíram 0,9%.

A partir dos resultados, analistas financeiros entrevistados pelo jornal afirmam que o governo britânico será capaz de chegar à redução do déficit do país em 2012 para 127 bilhões, ou 8,4% do PIB, contra 136 bilhões do ano anterior.

Eles têm a expectativa que a próxima estimativa do PIB britânico, que será anunciada nesta quarta, revelará crescimento negativo de 0,1% entre outubro e novembro.

Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário