Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Minas Gerais já tem 137 cidades em emergência

O número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais subiu. De acordo com último boletim, divulgado nesta quinta-feira (12), já são 137 municípios. Dez a mais do que na manhã anterior.

Ainda segundo a Defesa Civil, há 192 municípios afetados. Ao todo, o Estado tem 46.970 desalojados, 3.145 desabrigados, 119 feridos, 15 mortos e cerca de três milhões de pessoas atingidas de alguma maneira pelos temporais. Há três pessoas desaparecidas.

Dos municípios afetados, a Secretaria de Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência de 15. As portarias foram publicadas nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial da União. Entre as cidades estão Mariana, Ouro Preto e São João da Mata.

De acordo com previsão divulgada pela Defesa Civil do Estado, a tendência é de redução do volume de chuvas nas regiões mineiras. Chuvas fortes podem ocorrer em pontos isolados do Sul e Triângulo Mineiro.

Mortes e deslizamentos

O Corpo de Bombeiros confirmou a 15ª morte ocorrida em decorrência das chuvas em Minas Gerais na segunda-feira (9). A corporação encontrou o corpo de uma mulher afogada após ser arrastada pelas águas na cidade de Além Paraíba, na divisa de Minas com o Estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira.

Outras duas pessoas morreram na madrugada de segunda-feira (9) na cidade, em decorrência de deslizamentos e alagamentos. Um homem, vítima de soterramento, e uma criança de cinco anos, vítima de afogamento, foram encontrados mortos. 

A cidade de Ouro Preto, patrimônio cultural da humanidade, também afetada pelas fortes chuvas que atingem grande parte do Estado desde outubro de 2011, está em alerta para novos deslizamentos e tem previsão de chuva contínua nos próximos dias.

Caos em Belo Horizonte

Nos primeiros dez dias do ano, Belo Horizonte (MG) teve 18% a mais do volume de chuvas esperado para todo o mês de janeiro. De acordo com o meteorologista da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Geraldo Paixão, a média histórica dos últimos 30 anos para janeiro é de 296 mm e a capital mineira já teve 350 mm de precipitação em 2012.

Paixão explica que as regiões mais atingidas pela chuva no Estado são a central, oeste (divisa com São Paulo) e parte da zona da mata (divisa com o Rio de Janeiro). Segundo o meteorologista, nesses lugares também já choveu cerca de 20% acima da média de janeiro.

Ainda na capital mineira, um prédio que já estava interditado no bairro de Buritis, desde outubro do ano passado, desabou na manhã de terça, sem deixar feridos.

Segundo a Defesa Civil, o imóvel, na rua Laura Soares Carneiro, estava interditado havia mais de 70 dias, após moradores perceberem trincas nos pilares de sustentação e acionarem o órgão. À época, foram constatados problemas estruturais no prédio e os moradores foram retirados.

20% das cidades estão afetadas


Um levantamento da reportagem do R7, feito na terça-feira (10), mostrou que quase 20% das cidades que compõem o Estado de Minas Gerais foram afetadas pelas chuvas. O Estado tem 853 cidades e, de acordo com a Defesa Civil, ao todo, 167 haviam sido atingidas pelos temporais de alguma forma, sendo que 116 estavam em emergência na tarde de terça.

Até agora, já foram distribuídas 135 toneladas de alimentos para vítimas das cidades. Desde outubro do ano passado, quando começaram os problemas com os temporais, foram entregues 8.540 cestas básicas. Também foram enviados 8.340 colchões, cerca de 7.000 cobertores, água potável, lonas, roupas, telhas e kits.

Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário