Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

EUA suspendem importação de suco de laranja de todos os países


Os Estados Unidos suspenderam temporariamente a importação de suco de laranja de todos os países enquanto realiza testes neles. O país informou que irá destruir ou proibir produtos que contenham o fungicida carbendazim (vetado nos EUA).

De acordo com o FDA (siga em inglês para Food and Drug Administration), agência americana reguladora de alimentos e medicamentos, foram feitos testes iniciais em cargas trazidas do Canadá, mas o material não continha a substância química.

A agência diz que estudos relacionam o produto ao aumento do risco de tumores no fígado em animais.

O Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo, e cerca de 15% de seus embarques vão para os EUA. Nos mercados americanos, o produto brasileiro custa menos que o suco local.

Além disso, cerca de 80% do suco de laranja vendido nos EUA é misturado ao suco brasileiro, segundo Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos).

HISTÓRICO

No final de dezembro, testes realizados por uma empresa importadora detectaram a presença do fungicida no suco do Brasil em níveis abaixo do permitido pelo Codex Alimentarius (código internacional de referência para a segurança dos alimentos) e por outros importadores, como a União Europeia e o Japão.

Os EUA, único importador que proíbe o carbendazim, decidiram banir esse fungicida em 2009. Na terça-feira, os EUA anunciaram que iriam testar os sucos de laranja do Brasil.

De acordo com Lohbauer, todos os produtores brasileiros utilizam o carbendazim em suas lavouras, para protegê-las de pragas como ponta preta e estrelinha.

Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário