Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Em carta, blogueira cubana pede encontro com Dilma em Havana

Após apelar em vídeo à presidente Dilma Rousseff que intercedesse em seu nome ao governo cubano para vir ao Brasil, a blogueira e jornalista cubana Yoani Sanchéz divulgou uma carta aberta à presidente em que pede um encontro durante a visita de Dilma à Havana, no próximo dia 31.

No texto, Yoani volta a pedir à presidente que a ajude a deixar o país para participar, no Brasil, da pré-estreia do documentário “Conexão Cuba Honduras”, do documentarista baiano Dado Galvão, do qual é uma das personagens centrais.

“Somos o único país da América Latina onde os cidadãos precisam de uma permissão do governo para viajar ao estrangeiro, a única nação deste hemisfério que viola sistematicamente o artigo 13 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. E tudo isso alçado e imposto pelo discurso de um único partido, de um grupo no poder, de um homem”, diz a cubana no texto, divulgado na noite de terça (17).

“Se a senhora me auxiliar no ato de recuperar meu direito a viajar e retornar, estaria estabelecendo um precedente que ajudará na abolição definitiva das restrições migratórias que afetam a tantos”, argumenta.
“Como a senhora, nós também preferimos ‘um milhão de vozes críticas ao silêncio das ditaduras’. Eu pertenço plural, múltiple, que está reclamando um espaço na sinfonia nacional, por meio da palavra, da não violência e do jornalismo cidadão”, afirma o texto, citando frase da presidente durante seu discurso de posse.

Pelas leis cubanas, só pode deixar o país o cidadão que conseguir autorização do governo. Desde que criou o blog “Generación Y”, em 2007, Yoani já teve 18 pedidos negados para deixar Cuba, três deles para vir ao Brasil, onde também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto).

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário