Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

domingo, 29 de janeiro de 2012

Djokovic vence maratona, amplia domínio recente sobre Nadal e é tri na Austrália



Novak Djokovic provou neste domingo mais uma vez porque é o melhor tenista do mundo na atualidade. O sérvio venceu, em jogo épico, Rafael Nadal pela sétima vez seguida ao fazer 3 sets a 2, com pariciais de 5-7, 6-4, 6-2, 7-6 (7-5) e 7-5, em uma maratona de 5 horas e 53 minutos e conquistou o Australian Open pela terceira vez em sua carreira - já o fizera antes em 2008 e 2011. 

Foi a final mais longa da história de um major. E é o terceiro Grand Slam seguido vencido pelo sérvio de 24 anos, que sobrou em 2011 ao levar três dos quatro principais majors, o próprio Australian Open e mais Wimbledon e o US Open. Nas duas últimas conquistas, batera também o espanhol, que jogou em Melbourne sua quarta decisão consecutiva de Grand Slam.   

Djokovic agora tem cinco majors na carreira e, com o novo troféu, impede o espanhol, que tem 10, de igualar as lendas Bjorn Borg, sueco, e Rod Laver, australiano que dá nome à quadra central na qual foi jogada a decisão deste domingo. O suíço Roger Federer é o maior campeão de majors com 16 conquistas.  


No confronto direto contra aquele que é atualmente seu principal rival, o sérvio ainda perde, agora por 16 a 14, mas vale ressaltar que são sete vitórias nos últimos sete encontros, todos em decisão, sendo três delas de Grand Slam. 

A nova conquista também faz Djokovic igualar os cinco Grand Slams obtidos por Laver na chamada era aberta, contada a partir de 1969. O australiano ganhou seus outros seis troféus de major anteriormente a este ano. 

O jogo - Fazendo bom uso de seu saque, forte, Rafael Nadal começou a construir sua vantagem no primeiro set no quinto game, quando quebrou o serviço de Djokovic, confirmou o seu na sequência e fez 4-2. O sérvio reequilibrou as coisas ao devolver a quebra no oitavo game e passou à frente depis, fazendo 5-4. O espanhol deixou tudo igual ao sacar.

No 5-5, Djokovic serviu e chegou a abrir 30-0, mas Nadal reagiu, virou e venceu a parcial, quebrando novamente o saque do rival e fazendo 6-5. No segundo set point, encaixou um bom saque e fez 1 a 0 no jogo. 

O segundo set começou com Djokovic já rebatendo muito melhor o saque de Nadal, chegando a 40-0 no serviço do espanhol no segundo game, depois de vencer o primeiro. Mas Nadal conseguiu ótima recuperação e ganhou a parcial na terceira tentativa.

O sérvio, então, passou a fazer o saque de Nadal não ter mais a eficiência de antes, sempre fazendo de suas devoluções um verdadeiro ataque. Nadal perdia seu principal trunfo até ali, e Djokovic passava a tomar conta da partida. Do terceiro ao sexto game, sobrou e, confirmando seu serviço, fez 5-2.

O oitavo game teve lance curioso. Nadal sacou, Djokovic devolveu de forma fantástica e pontuou. O espanhol desafiou seu próprio saque, algo incomum, mas dentro das regras, tentando obter a chance de usar o segundo serviço. Mas a boal anterior havia sido boa. Djokovic contestou o pedido do espanhol.

Com 5-3, Djokovic serviu em 40-15 a seu favor, mas perdeu os dois sets points, viu Nadal reagir, virar e ganhar a parcial, diminuindo a desvantagem para 5-4. Mas o sérvio continuava a minar o saque de Nadal, que, já mostrando-se desconfortável com o fato, cometeou dupla falta e viu o rival fechar o segundo set em 6-4.

O terceiro set começou como o segundo, com Djokovic destruindo as tentativas de Nadal encaixar seu saque. O sérvio quebrou o serviço do espanhol logo no quarto game, o fechando com uma bola fora do rival e fazendo 3-1. A diferença chegou a 5-3 e Djoko teve triplo set point na sequência. Não desperdiçou e fechou em 6-2.

O quarto set teve os dois tenistas confirmando seus saques até o final do oitavo game. Mas nesta última parcial, com Nadal sacando, Djokovic chegou a abrir 40-0 e tinha a chance de quebrar o serviço rival e servir para o título. O espanhol recuperou-se de forma fantástica, vitou e ganhou a parcial, já com 3h59 de partida e com algumas gotas de água caindo sobre a Rod Laver Arena, o que obrigou a arbitragem a paralisar o confronto.

Com o duelo retomado após alguns minutos, depois de a quadra ser seca, Djokovic confirmou o serviço sem muito esforço e fez 5-4. Na parcial seguinte, chegou a rebater de novo com muita eficiência o serviço de Nadal e abriu vantagem, mas o espanhol voltou a passar à frente e fechou, fazendo 5-5 e seguindo na briga. Vibrou muito.

O sérvio de novo serviu com muita qualidade e não teve dificuldades para fazer 6-5. Mas Nadal voltou a impôr seu saque, foi bem à rede e fez 6-6, levando o set para o tie break. Novamente vibrou muito.

O sérvio começou sacando e dez 1-0. Em um rali sensacional, com Djokovic salvando uma bola totalmente improvável no fundo de quadra, Nadal empatou em 1-1. E fez 2-1 subindo á rede. Mas o espanhol mandou a bola para fora na troca seguinte e viu o rival empatar em 2-2. Djokovic fez o mesmo na sequência, com Nadal abrindo 3-2.   

Nadal, então, encaixou um saque poderoso, mas viu o sérvio devolver e ao tentar o ataque, deu azar ao assistir a bola tocar a rede e ir para fora: 3-3. Sacando, o espanhol não conseguiu encair bem o serviço e voltou a errar na tentativa do ataque, vendo Djokovic fazer 4-3. Na nova troca de bola, o sérvio atacou duas vezes no fundo de quadra do lado direito do espanhol, que na última foi pego no contrapé: 5-3 Djokovic.

Nadal voltou a incomodar ao diminuir para 5-4 a vantagem do rival, que mandou ataque para fora. E empatou, para delírio dos fãs na Rod Laver Arena, com uma bola na rede de Djokovic. No 5-5, Nadal atacou o saque do sérvio e fez 6-5. O espanhol voltou a forçar na bola de fundo de quadra, Djokovic errou a devolução e viu Nadal ganhar o set no tie break por 7-5. O jogo estava empatado em 2 a 2 e com mais de 4h30 de duração.   

No quinto e decisivo set, Nadal quebrou o serviço de Djokovic no sexto game e abriu 4-2, mas viu um Djokovic, que já jogara uma maratona na semifinal contra Andy Murray, tirar forças sabe-se lá de onde para devolver a quebra e diminuir para 4-3 a vantagem do espanhol. O sérvio confirmou o saque na sequência e igualou de novo o placar.

No 5-5, Nadal sacava, e Djokovic teve a chance de quebrar o serviço do rival de novo quando vencia por 40-30. Não conseguiu e viu o espanhol empatar em 40-40. Mas teve vantagem de novo em lance que Nadal reclamou muito no fim. Desta vez o sérvio contou com uma bola na rede do rival e quebrou, fazendo 6-5 e sacando para o título.



Fonte: www.espn.com.br

0 comentários:

Postar um comentário