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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Construa a sua marca

Quem fabrica suas roupas ou sapatos favoritos? Que bebida lhe vem à mente quando você sente sede? Que filmes você não perde? Quem você procura quando precisa de ajuda para executar um projeto corretamente, em casa ou no trabalho?

Todas essas perguntas envolvem suas reações a uma determinada marca – um conjunto de premissas sobre qualidade, apelo e confiabilidade que você estabeleceu em resposta à experiência repetida com uma ampla variedade de produtos, pessoas ou serviços possíveis. Este é o ponto principal: quer você goste de pensar nisso ou não, neste exato momento há pessoas considerando a sua marca pessoal, quem você é e o que faz, e decidindo se desejam torná-la uma de suas favoritas.

O estrategista de consolidação internacional de marcas Robin Fisher Roffer, autor de Make a Name for Yourself, sugere oito passos para ajudar as mulheres a desenvolverem e projetarem sua própria marca.

Oito passos essenciais

1. Identifique o principal "produto" (serviço, recurso, habilidade especial, etc.) que você tem para oferecer.
2. Identifique seus valores básicos. O que realmente importa para você?
3. Identifique suas paixões. Que coisas ou ideias você ama?
4. Identifique seus talentos. O que sempre a distinguiu (particularmente na infância)? O que você faz melhor que a maioria das pessoas? Que habilidades as pessoas parecem notar em você?
5. Nessa lista, presumivelmente longa, de talentos e qualidades, escolha os cinco principais -- aquilo que você faz melhor e mais gosta de fazer.
6. Junte os itens de todas as suas listas em uma declaração da sua especialidade. Que talento especial você tem para fornecer?
7. Escreva um parágrafo enfatizando sua especialidade e seus cinco talentos principais e incorporando seus cinco valores, paixões e habilidades mais importantes.
8. Agora crie um slogan para a sua marca.

O slogan conta a sua história

Um instrutor que conheço fornece consultoria por telefone -- basicamente para ajudar altos executivos a subirem ainda mais na hierarquia corporativa -- e usa o seguinte slogan: "Um instrutor para ajudar pessoas bem-sucedidas a serem ainda mais bem-sucedidas." Um gerente de projeto sênior que desempenha a função estressante de elemento de ligação entre o grupo de marketing e os projetistas de embalagens em uma fábrica desenvolveu este slogan: "Um solucionador de problemas eficiente que compreende e aprecia tanto a criatividade dos projetistas como a praticidade dos profissionais de marketing." Meu próprio slogan para minhas atividades de assessoria e treinamento é: "O permissionário -- um realista visionário para ajudá-lo a descobrir e manifestar seus sonhos."

A mensagem sucinta expressa em um slogan ajuda outras pessoas a recordar um detalhe fundamental sobre você. Durante os cafés da manhã realizados pela divisão de Pioneer Valley, Massachusetts, da NAWBO (Associação Nacional de Empresárias), todas as integrantes ou convidadas devem ficar em pé e se apresentar por meio do seu slogan ou cartão de visita verbal. As integrantes dessa associação lembram-se dos slogans umas das outras tão facilmente quanto de seus nomes. Após cada reunião mensal, centenas de mensagens circulam sobre as pessoas que participaram e o que tinham para oferecer. E isso funciona tanto para empreendedores como para empregados.

Divulgue suas qualidades

Depois de dedicar alguns dias ou semanas preparando seu slogan e outros itens da lista, você deverá torná-los públicos com alguém em quem confie. Mantê-los em segredo é uma maneira infalível de nunca colocá-los em prática.

O caminho da frustração profissional é repleto de listas, sonhos e metas que nunca foram compartilhados com ninguém. Portanto, exponha suas reflexões sobre a "marca Eu" à luz do dia e solicite apoio e críticas construtivas de outra pessoa. Em troca, você pode atuar como consultor da marca para essa pessoa. Será melhor ainda se você conseguir reunir quatro ou cinco mulheres regularmente para aprovarem ou criticarem as respectivas estratégias e atividades de reforço da marca.

Criar e reforçar sua marca pessoal é um processo orgânico e permanente. Portanto, encare a si própria e à sua carreira como uma obra em progresso e tente oferecer e obter o máximo de ajuda possível conforme sua marca evolui e amadurece ao longo de sua vida profissional.

Fonte: Yahoo

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