Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bruno Senna é o piloto da Williams para 2012

O que começou com um rumor divulgado pelo jornalista Ricardo Boechat e ganhou força quando Eike Batista bancou a informação no Twitter dele, acabou de se tornar oficial: o brasileiro Bruno Senna será o companheiro de Pastor Maldonado na Williams em 2012.

Bruno, que havia perdido a vaga para Romain Grosjean na Lotus, consegue um lugar no time do Grove graças ao apoio do empresário Eike Batista e da Gillette. Especula-se que a Embratel também continue com ele, principalmente porque a Williams perdeu o patrocínio da AT&T.

Mas, além dos patrocínios, a decisão de substituir Rubens Barrichello  partiu porque alguns integrantes da equipe – dentre eles Frank Williams – teriam ficado impressionados com o desempenho de Bruno Senna nas poucas corridas que fez pela Renault  no ano passado. O excelente sétimo lugar no grid de Spa-Francorchamps teria aberto os olhos do time para Bruno – antes visto com desconfiança por causa da passagem apagada pela HRT.

Tanto que, no comunicado enviado à imprensa, Frank Williams exaltou o fato de Bruno Senna ter começado tarde a carreira: “O Bruno começou a correr quando tinha 20 anos de idade, mas rapidamente mostrou talento na F3 e na GP2. As circunstâncias das duas temporadas dele na Fórmula 1 não lhe deram uma oportunidade ideal de ser consistente.”

“Por isso, foi essencial que passássemos o máximo de tempo possível com ele para avaliá-lo como piloto. Fizemos isso tanto na pista quanto no simulador e ele se mostrou rápido, com um retorno técnico e, acima de tudo, capaz de aprender e aplicar o aprendizado rapidamente.”

Em 2012, Bruno Senna terá o desafio de correr durante a pior fase de uma das mais tradicionais equipes da F1 – e também o último time pelo qual o tio, Ayrton Senna, correu na Fórmula 1.

Para a Williams é a melhor jogada financeira. Adrian Sutil também levaria patrocínio, mas o sobrenome Senna será excelente para o marketing da equipe. Além de ter pesado contra Sutil, o polêmico processo que carrega nas costas pelo incidente na China com Eric Lux, no ano passado.

Dentro da pista, no entanto, Bruno terá de evoluir o ritmo de corrida. Aliás, tanto ele quanto Pastor Maldonado são fracos nesse sentido. Poderá ser um problema para a Williams caso não melhorem, já que o time precisa de pontos para melhorar a posição no mundial de construtores e conseguir mais recursos para 2013. Por isso, a pré-temporada com o FW34 será crucial para ambos.

Enquanto isso, Barrichello deve mesmo encerrar a trajetória de 19 anos na F1. Hoje, a única vaga disponível é como companheiro de Pedro de la Rosa na HRT e não há indícios de que Rubinho tenha interesse de correr lá.

0 comentários:

Postar um comentário