Cadastre seu negócio - Quem somos - Contato

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bertioga - Uma bela atração para suas férias



A cidade é conhecida como a porta de entrada do litoral norte. 

São 33 Km de praias e 
482 Km² de mata Atlântica, que resultam numa das maiores áreas de preservação do Estado de São Paulo. apenas 108 Km da capital SP. 

Nesta rica biodiversidade, um dos melhores programas são as trilhas 
(click aqui para inf. Sobre ecoturismo ) que terminam em paraísos ecológicos, como o passeio de 3 km até a Prainha Branca ou a descida de acquaride pelas corredeiras do Rio Itapanhaú. 

Além disso, os moradores de Bertioga têm muitos outros motivos pra se orgulhar, pois a cidade teve grande importância no desenvolvimento histórico do país. 

Prova disso é o Forte São João. Fundado em 1547, às margens do Canal Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também a mais bem conservada do Brasil. 
Na área do entorno do Forte, fica o Parque dos Tupiniquins, onde está localizada a única estátua do cacique tupinambá Cunhambebe do país, que esteve ali em 22 de setembro de 1563, acompanhado do Padre José de Anchieta para selar a paz entre colonos e índios. 

 


Quem curte história, não pode perder também o passeio à Vila de Itatinga, onde funciona a Usina Hidrelétrica de Itatinga, que desde 1910 até hoje, abastece todo o Porto de Santos. Por meio de uma Maria Fumaça do início do século passado, o visitante é conduzido por uma bela mata, até avistar as casinhas que conservam o original estilo britânico de suas construções. 

Outro passeio imperdível é a Aldeia Indígena do Rio Silveira. Localizada numa área de mais de 948 hectares, entre as cabeceiras do Rio Silveira e do Ribeirão Vermelho, a aldeia fica na divisa entre Bertioga e São Sebastião, e abriga cerca de 300 índios tupi-guaranis. 

Assim é Bertioga, uma cidade praiana, onde passado e presente se misturam, resultando num lugar agradável e de parada obrigatória para os turistas de passagem.

Praias

Bertioga tem 33 Km de praias próprias para práticas de vários esportes e também ao agrado dos turistas pela excelente condição de balneabilidade. 

Praia da Enseada 
Com 12 km de extensão, é a mais movimentada. Começa no Centro da cidade, no encontro com o Canal de Bertioga, e segue até o bairro do Indaiá. Possui larga faixa de areia clara e dura, mar aberto bom para banhos e pesca de arremesso. Ideal para o surfe nos trechos em frente ao Hotel Marazul 27 e na Colônia do Sesc-Bertioga. 

Já no trecho do Indaiá, o mar tem águas claras, com poucas ondas, próprias para crianças e prática de esportes náuticos, além de mergulhos. 

 

Praia de São Lourenço 
São 4,5 km de mar limpo, desde o empreendimento Riviera de São Lourenço até o Jardim São Lourenço. No píer são realizados campeonatos de surfe. 

Praia de Itaguaré 
Com acesso pelo Jardim São Lourenço, é um dos locais mais procurados por surfistas. São 3,5 km com faixa de areia dura e larga e mar aberto, sendo que em uma de suas extremidades deságua o rio que leva o mesmo nome. É ótima para banhos, pesca de arremesso e considerada a única praia virgem da região. Com acesso também pela Rio-Santos, sentido Bertioga-São Sebastião, há entrada para a Barra do Itaguaré. No local, são alugados caiaques e canoas para passeios no rio. 

Praia de Guaratuba 
São 8 km de tranqüilidade, com água limpa, mar aberto e área de condomínios com casas de veraneio. Na ponta norte, fica a barra do Rio Guaratuba, ideal para reunir a família e amantes da pesca amadora. As areias claras se misturam à barra do rio e ao mar que garantem muita diversão e banhos aprazíveis. 

Praia de Boracéia 
São 4,7 km de faixa larga de areia e mar aberto até a divisa com São Sebastião. No local, há total infra-estrutura com quiosques e campings, onde é possível fazer refeições e se hospedar com simplicidade. Nessa praia acontece, anualmente, o tradicional Torneio de Pesca promovido pelo Clube Aramaçan, de Santo André 
Canal Bertioga

O Canal de Bertioga é conhecido por sua beleza e tranqüilidade. 

São 30 quilômetros de extensão que têm início junto à praia da Enseada, em Bertioga, e terminam em Santos, ao lado da Base Aérea. 

O local é um excelente ponto de pesca e dele pode-se avistar importantes pontos turísticos da cidade, como o Forte São João, os píeres, as marinas, os manguezais, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz a travessia entre Bertioga e Guarujá. 

Paralela ao Canal, encontra-se a avenida Vicente de Carvalho, onde é possível encontrar várias opções de lazer e serviços, como o Mercado Municipal de Pescados. 

Além disso, parte da beleza do cenário local é garantida pelas garagens náuticas que oferecem aluguel de barcos para pescarias ou passeios pelas redondezas. 

O comércio local é bastante diversificado com restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos e barracas de artesanato dispostas numa das áreas mais movimentadas da cidade. 

Pastel do Trevo

Impossível passar por Bertioga sem experimentar o Pastel do Trevo. Há 16 anos sem mudar de endereço, o local já virou ponto turístico da cidade. 

O proprietário Donizete Aparecido da Silva explica que no início a idéia era transformar o pastel que sempre foi visto como um petisco, num lanche completo - quase uma refeição. Assim, o Pastel do Trevo já começou a ser vendido num tamanho maior do que o normal, e foi aumentando com a aceitação da clientela. 

Hoje os pastéis têm de 25 a 30 cm de comprimento e podem chegar a 800 gramas de recheio, como é o caso do X-Tudo. Além disso, também são vendidos outros salgados em tamanho avantajado, como é o caso da "Teta de Moça", uma ´quase-tradicional´ coxinha de frango com 150gramas de recheio. 

Segundo Donizete, são vendidos de 1500 a 2000 pastéis por dia (a maioria de carne e queijo) durante a temporada e de 300 a 400 unidades nas filiais. 

Onde fica: Trevo de Bertioga - Início da Avenida 19 de Maio 
Rancho do Pastel do Trevo (filial) 
Rodovia Rio Santos, Km 226 
Tel: (13) 3317-2429 

Aldeia Indígena
A Aldeia do Rio Silveira é um dos grandes motivos de orgulho de Bertioga. 

Localizada numa área de mais de 948 hectares, entre as cabeceiras do Rio Silveira e do Ribeirão Vermelho, a aldeia está a 1500 metros da praia, no bairro de Boracéia, divisa entre Bertioga e São Sebastião. 

O local abriga cerca de 300 índios tupi-guaranis, divididos em seis grupos, com seis líderes que auxiliam o cacique. 

Essas famílias sobrevivem do cultivo do palmito pupunha e da venda de artesanatos e plantas ornamentais na Rodovia Rio-Santos. Na comunidade há também atendimento na área de Educação e Saúde, que conta com uma escola para as crianças índias. 

É importante lembrar que o acesso à Aldeia só pode ser feito com acompanhamento de agência de turismo local e depende de autorização da FUNAI.

Passeio de Escuna
Com capacidade para 80 pessoas, a Escuna Pasárgada realiza passeios que partem do Píer de Bertioga, passando pelo Canal em direção às Praias Branca, Preta e Camburizinho; as Ilhas Guará e Rasa e uma parada de 10 minutos para banho na Praia de Iporanga, em Guarujá. 
O passeio tem duração de 1h40min e custa R$15,00 por pessoa. 
Mais informações com Paulo - tel: (13) 9705-0448.

Hotelaria
Quer se hospedar com qualidade e tranquilidade? Uma excelente opção é o Hotel Atlantis Frente ao Mar.


Um paraíso esperado por você e sua família, um lugar perfeito para relaxar e apreciar a vida, venha conhecer será um prazer recebe-los. Entre em contato:
(11) 9769-2526
(11) 2564-2125

0 comentários:

Postar um comentário